HISTÓRIAS DE FANTASMAS (#2)

Casas Assombradas #2

1. Casa Paroquial de Borley, Essex

Fonte: www.essexlive.news

Construída em 1862, a Reitoria de Borley parecia ser apenas mais uma casa de estilo Gótico. Os primeiros residentes foram o Reverendo Henry Dawson Ellis Bull e a família, que incluía 14 crianças. Embora não houvesse casos de ocorrências paranormais antes da construção, pouco depois da família se mudar começaram a circular rumores pela cidade sobre barulhos inexplicáveis, enquanto quatro das filhas do Reitor reportaram ver uma freira espectral no terreno. Ao descobrirem que em tempos houvera um monastério no local, as crianças inventaram a história de uma freira emparedada viva depois de se apaixonar por um dos monges de Borley. Isto não era verdade, mas mesmo assim ao longo dos anos houve alegados avistamentos da freira assim como de uma carruagem conduzida por dois cocheiros sem cabeça.
Depois do Reverendo Bull morrer, a reitoria passou a ser a casa do seu sucessor, o Reverendo Smith e a sua família, que também começaram a reportar estranhas ocorrências à volta da casa. Ainda mais alarmante foi a descoberta de uma caveira enquanto a Senhora Smith limpava um armário. 
Foi aí que a família contactou a Society for Psychical Reaserch e o famoso investigador paranormal, Harry Price, em 1929. Retornaria em 1937 depois da saída dos sucessores de Smith – os Foystters – que reportariam atividade de um poltergeist, assim como serem atacados fisicamente por uma presença invisível na casa.
Price arrendou a casa por um ano e recrutou caçadores de fantasmas para irem lá e gravarem atividade paranormal, durante a qual disseram terem entrado em contacto com uma freira assassinada chamada Marie e um espírito mais vingativo chamado Sunex Amures, que ameaçava pegar fogo à reitoria a 27 de março de 1938. Contudo, foi só a 27 de fevereiro do ano seguinte que a reitoria ardeu, depois do novo morador tombar uma lâmpada de óleo acidentalmente.
Embora se saiba que muitas das histórias são falsas, caçadores de fantasmas modernos continuam a dizer que veem luzes espectrais e estranhos barulhos no local


2. A Misteriosa Casa Winchester, Califórnia

Fonte: allthatsinteresting.com
https://www.winchestermysteryhouse.com/


Esta enigmática casa na Califórnia continua a ser um dos maiores quebra-cabeças arquitetónicos de todos os tempos.
Quando o magnata do armamento William Wirt Winchester, único herdeiro da Companhia Winchester Repeating Arms, morreu de tuberculose em março de 1881, ele deixou à sua viúva, Sarah, metade das suas ações no negócio da família e uma fortuna de 20 milhões de dólares.
De acordo com a lenda, Sarah visitou um médium através de quem o espírito do seu marido lhe disse que haviam sido amaldiçoados pelos espíritos das pessoas mortas pelas espingardas Winchester. Para quebrar a maldição, ela precisava de construir uma casa para os espíritos. O espírito avisou-a ainda de que se parasse a construção do edifício, os espíritos iriam apanhá-la e matá-la. 
Embora os Winchesters estivessem baseados em Connecticut, em 1885 Sarah decidiu atravessar o país até San Jose na Califórnia, onde comprou uma quinta de oito quartos e 161 acres de terra.
Durante 38 anos, o inacabável projeto cresceu até se tornar na mansão mais incomum do mundo, com: 7 andares (apenas 4 depois do terramoto de 1906), 10,000 janelas, 2,000 portas, 160 quartos, 52 claraboias, 47 escadarias e lareiras, 17 chaminés, 13 casas de banho e 6 cozinhas. A casa continha muitas peculiaridades como escadas que levavam a lugar nenhum e janelas com vista para outros quartos.
A casa é aberta ao público a 30 de junho de 1923, alguns meses depois da morte de Sarah. Embora não haja registo de aparições fantasmagóricas, muitos relataram sentirem-se extremamente perturbados e até mesmo assustados ao vagarem pelo labirinto de quartos, em particular no terceiro andar, onde os serviçais da Srª. Winchester viviam, e onde alguns visitantes relataram ouvir passos e sussurros.

Comentários