MITOS E LENDAS #5 - A GUERRA DE TROIA

Fonte: https://www.greekboston.com/culture/mythology/agamemnon-trojan-war/


 O poema épico de Homero, A Ilíada, descreve uma guerra entre os Gregos e os Troianos que durou dez anos. O conflito começou depois de Páris, um príncipe de Tróia, fugir com Helena, esposa de um rei Grego (Menelau) e os Gregos montaram uma expedição para trazê-la de volta. No Monte Olimpo, os deuses e deusas tomavam partidos e influenciavam eventos. Finalmente, os Gregos saíram vitoriosos e levaram Helena para casa.

O Mito

 Os dois lados estavam bem equiparados. De um lado, o príncipe Troiano, Heitor, do outro lado o general Grego Agamémnon. Ambos tinham soldados e lutadores famosos a seu lado – Páris pelos Troianos, Aquiles e Odisseu pelos Gregos. Cada lado também tinha o apoio de vários deuses e deusas – Afrodite e Poseidon apoiavam Troia; Apolo, Atena e Hera favoreciam os Gregos. Houve várias batalhas, mas nenhuma grande vitória, por anos.


Aquiles e Pátroclo

 A guerra chegou ao seu auge quando dois líderes gregos discutiram. Agamémnon, que tinha sido forçado a desistir de uma das suas concubinas, tomou como amante uma das muitas mulheres de Aquiles. Enojado, Aquiles retirou as suas forças da batalha e os troianos ganharam terreno. Para ganhar a iniciativa de volta, Pátroclo, um amigo próximo de Aquiles, pediu ao seu camarada permissão para liderar as tropas e disfarçou-se de Aquiles. Quando os soldados troianos viram os melhores das tropas gregas de volta ao campo de batalha, aparentemente liderados por Aquiles, começaram a perder a confiança. Isto deu aos gregos sucesso, mas quando pareciam estar a ganhar, Heitor mata Pátroclo.

Fonte: britannica.com/topic/Achilles-Greek-mythology


 

Os Gregos ganham terreno

 A morte de Pátroclo fez Aquiles voltar, matando Heitor e arrastando o seu corpo à volta das muralhas de Tróia. De seguida os deuses encorajaram os gregos a trazer o grande arqueiro Filoctetes para a batalha, acabando este por matar Páris – um duro golpe para os troianos. Os gregos então roubaram a estátua de Atena, que era um sinal de boa sorte para os troianos, do seu templo em Tróia.
Finalmente, os deuses puseram na mente de Odisseu, o truque do cavalo de madeira oco, no qual os soldados se esconderiam. Os gregos deixaram o cavalo à frente da cidade e fingiram retirada. Os troianos arrastaram a estátua para dentro da cidade, sem suspeitarem de nada. Durante a noite, soldados gregos emergiram da sua barriga e abriram os portões da cidade. O restante exército entrou e Tróia foi destruída.   

Fonte: https://www.britannica.com/event/Trojan-War


Comentários